top of page

Contabilidade para médicos e profissionais da saúde


Em meio a uma rotina intensa, com longas jornadas de trabalho, plantões em todos os horários possíveis, consultas e prontuários, os profissionais da saúde ainda precisam lidar com questões financeiras, pagamento de impostos e demais obrigações empresariais, contábeis e tributárias. É comum que, por falta de tempo ou até mesmo de conhecimento, estas questões fiquem de lado, até porque você quer se dedicar ao seu negócio, a sua área de atuação, mas é preciso sempre estar atento a suas finanças. Com essa rotina fica difícil lidar com essas questões. A contabilidade é vista como um serviço burocrático e difícil, mas isso não precisa ser assim. Com as informações corretas, é possível entender como funciona a contabilidade de uma clínica médica.

Não deixe suas finanças e contabilidade de lado. Desta forma, a contratação de uma assessoria especializada pode lhe auxiliar a deixar o seu caixa em dia e garantir a saúde financeira de seu negócio. Tem algumas dúvidas de como proceder neste caso, aqui vão algumas dicas essenciais para este serviço.


O QUE É A CONTABILIDADE


Muitos ainda veem o profissional da área contábil como aquela pessoa que passa o dia sentado atrás de um computador com a sua calculadora HP, elaborando documentos que servem apenas para cumprir as obrigações legais. A realidade está bem distante disso. A contabilidade reúne um conjunto de processos para controlar o patrimônio de organizações através da aplicação de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios.

O cumprimento das obrigações legais é apenas uma das diversas atividades que os contadores suprem. Através dos resultados apurados e relatórios elaborados por uma contabilidade competente, é possível obter diversas informações importantíssimas para a gestão de um negócio, inclusive financeiramente. Além disso, a contabilidade ocupa-se de outras atividades que podem ser de grande valor para os profissionais e as clinicas na área da saúde.


PRINCIPAIS QUESTÕES E SERVIÇOS CONTÁBEIS PARA UMA CLÍNICA


A abertura de uma nova empresa envolve uma série de formalidades e opções que variam de acordo com os objetivos e com a estrutura da sua clínica. Existem vários aspectos a se definir, mas o primeiro deles é na abertura de sua clínica. Com os serviços especializados, é possível escolher o melhor tipo de negócio, de acordo com a escolha da natureza jurídica e com o tamanho da sua clínica. A opção irá mudar se você pretender trabalhar sozinho, em sociedade com outros médicos ou com profissionais de outras áreas, de acordo com o quanto almeja investir e quantos funcionários terá, além da forma como vai alocar o seu capital. O profissional da contabilidade é o responsável por elaborar os demonstrativos contábeis de uma clínica, ajudando-a a manter um crescimento sustentável e organizado.


ENQUADRAMENTO – O enquadramento é um processo que começa quando se decide ter uma empresa, definir qual o enquadramento tributário ela irá se encaixar, se uma sociedade simples, sociedade limitada, empresa individual ou EIRELI. Assim, você será enquadramento de acordo com o tipo das atividades que serão desenvolvidas em sua clínica, observando as questões legais e societárias e visando economias tributárias.

Mas não se esqueça de continuar investindo nesta área, já que uma empresa contábil pode lhe gerar muita economia através do planejamento tributário, ou seja, a escolha das melhores alternativas para a redução legal do pagamento de impostos. Conte com consultores altamente especializados e focados na área de tributos.


FISCAL E TRIBUTÁRIO – A redução da carga tributária é uma preocupação constante em todas as empresas. Nas clínicas médicas não é diferente, afinal, grande parte das despesas dessas organizações são com tributos.

Através de um simples reenquadramento do regime tributário, é possível economizar um valor expressivo ao final de um ano inteiro. Além disso, as mudanças na legislação são muito frequentes, e é preciso estar atento para encontrar as melhores formas de lidar com as exigências legais.



DEPARTAMENTO PESSOAL – O departamento pessoal é muito importante, contratação de funcionários traz consigo uma série de rotinas a serem observadas. O não cumprimento das exigências relacionadas a seus funcionários pode causar muitas dores de cabeça, já que pode gerar problemas futuros, caso impostos sejam apurados e pagos de maneira equivocada, que pode provocar problemas não só com o Fisco, mas também como ações na justiça trabalhista. Então, procure uma empresa que possa garantir que sua folha e tributos estejam sendo apurados, contabilizados e recolhidos de maneira correta.


FLUXO DE CAIXA – Um fluxo de caixa sempre atualizado é essencial para a boa gestão de uma clínica médica. É através dessa ferramenta que você será capaz de saber a situação financeira da sua clínica mês a mês e concluir se ela está gerando lucro ou prejuízo. O fluxo de caixa é, basicamente, o registro de todas as transações financeiras realizadas pela clínica. À primeira vista, pode parecer apenas uma formalidade sem muita utilidade, mas a análise dos dados permite a obtenção de informações riquíssimas.

Você conseguirá separar as suas finanças pessoais das finanças da clínica, saber de onde está vindo e para onde está indo todo o dinheiro, elaborar projeções e também comparar os resultados de períodos diversos – ou então apurar a efetividade de novos projetos.


IMPOSTO DE RENDA – O imposto de renda nem sempre é uma hora fácil para profissionais de saúde, sempre ficamos com muitas dúvidas e muitas perguntas, pois nessa área existem declarações próprias também. Quais documentos devemos apresentar? Qual o tipo de declaração deve ser feita? Como deve ser feita a minha declaração de pessoa física ou pessoa jurídica e a DMED?

Neste momento o importante é ter uma empresa de contabilidade de confiança e com experiência na área, para poder lhe auxiliar e ajudar da melhor maneira possível. Com uma boa assessoria contábil você só terá vantagens nessas horas e evitará dores de cabeça futuras. Um profissional experiente pode lhe indicar todos os documentos que você precisa declarar, a melhor opção de declaração e tudo que deverá ser observado nesta hora. Além disto, pode lhe mostrar alternativas para o pagamento de um valor menor com utilização de alguns diferimentos, ou seja, valores que podem ser abatidos de sua declaração, por exemplo.

Via Primecont



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page