Quais os riscos de uma empresa sem contador?
A empresa e a contabilidade precisam andar juntas para assegurar o êxito dos negócios. Com a parceria de um contador, torna-se mais fácil realizar o controle financeiro, criar um diferencial para captar clientes e traçar métodos para vencer a concorrência.
Por causa da complexidade das atividades e dos prazos prescricionais, uma que não conta com o profissional pode passar por muitos apuros. Por isso, neste post vamos mostrar a você quais são os riscos que uma empresa sem contador pode enfrentar. Confira!
Quais são as principais atividades exercidas por um contador?
Veja algumas atribuições que podem ser realizadas pelo profissional de contabilidade:
confeccionar documentos legais e importantes para a operação empresarial;
assegurar que o negócio esteja conforme a norma fiscal;
fazer e encaminhar declarações e certidões;
conservar o registro do empreendimento sempre atualizado em conformidade com o estabelecido pelos órgãos governamentais;
preparar a folha de pagamento para garantir que todos os salários dos colaboradores sejam tributados da forma correta;
controlar o estoque e orientar sobre o excesso, simplificando a retenção ou obtenção de capital de giro;
indicar um preço justo para que você venda seu produto;
analisar seu fluxo de caixa;
elaborar o planejamento tributário do seu negócio; e
organizar o setor financeiro e tributário.
Quais são os riscos que uma empresa sem contador corre?
Dívidas
A empresa deve pagar todos os tributos devidos em relação à sua atividade para estar de acordo com a lei. Sem uma dedicação para essa matéria, algum tributo pode ser esquecido. E, se a empresa não pagar, ela fica com débito diante dos órgãos fiscalizadores — o que cria um endividamento que pode até impedir certas operações.
Dificuldade de crescimento
Geralmente, os empresários se dedicam mais à execução das atividades e se esquecem das questões tributárias e financeiras. Por isso, ter um contador é primordial. É ele quem vai avaliar o desempenho da empresa, gerenciar os riscos e a evolução financeira e orientar as tomadas certas decisões importantes para o empreendimento.
Sem essa visão de um especialista, algumas falhas podem ser cometidas — o que diminui o ritmo de crescimento do negócio. Além disso, com os dados corretamente contabilizados, é possível analisar o momento correto de investir ou de economizar.
Problemas legais
Todo empreendimento precisa ter alguns documentos que são exigências dos órgãos públicos. São alguns eles:
o contrato social;
as declarações;
as guias de pagamento;
os livros contábeis; e
os balanços.
Caso essas obrigações não sejam cumpridas, a empresa pode se tornar irregular e se complicar bastante. O profissional contábil sabe como realizar todas essas tarefas!
Falta de acompanhamento
O contador está sempre acompanhando a empresa, na maioria dos casos, desde a sua abertura até um possível fim das atividades. E, se não existir uma pessoa que conheça as fases pelas quais o negócio atravessou, existe a possibilidade de ele tomar rumos inesperados.
Agora que você já sabe quais são os riscos que uma empresa sem contador pode correr, não fique sem ter uma contabilidade eficaz na sua empresa. A partir do momento que os serviços são prestados, a empresa ganha credibilidade, evita problemas e aumenta a sua lucratividade.
Via CGT soluções